Natália Andrade

Apaixonada por vinhos, acredito que as coisas boas da vida devem ser brindadas. Encontre aqui dicas do que há de melhor no mundo da vitivinicultura.

Siga-nos
Newsletter

Instagram Feed
@winelicious_
Wine Tasting Notes
Recent Posts

Delícia de Porto Vintage, queijo da Serra, apontamentos de chocolate e frutos secos

Delícia de Porto Vintage, queijo da Serra, apontamentos de chocolate e frutos secos

Ingredientes

300g de queijo da Serra

10g de miolo de noz

10g de pinhão

200g de fios de ovos

20g de açúcar em pó

5g de canela em pó

* Para a delícia de vinho do Porto:

6 ovos

15cl de vinho do Porto Vintage

Raspa de 1 laranja

150g de açúcar

15g de farinha para bolos

* Para barrar a forma:

20g de farinha

* Para calda de ameixas pretas:

200g de açúcar

10cl de água

20cl de vinho do Porto

2 paus de canela

* Para o ganache de chocolate:

250g de pastilhas de chocolate

30cl de natas

5cl de sumo de laranja

 

Preparo

Parta os ovos inteiros e coloque no copo da batedeira, adicione o açúcar, a raspa de laranja, o Porto Vintage e misture muito bem, mas sem bater. Em seguida, coloque a farinha e continue a misturar. Barre um tabuleiro de levar ao forno com manteiga, coloque uma folha de papel vegetal, barre novamente com o restante da manteiga e polvilhe com farinha. Coloque o aparelho da delícia no tabuleiro, leve ao forno pré-aquecido a 160ºC durante 20 minutos.

Na bancada de trabalho estenda um guardanapo previamente humedecido e salpique com açúcar. Após o tempo de cozedura terminar, retire a delícia do forno e sem deixar arrefecer vire-a em cima do guardanapo, retire a folha de papel vegetal com cuidado e enrole imediatamente. Deixe arrefecer.

Faça uma pequena calda de açúcar aromatizado com o pau de canela em ponto de pérola fraco, adicione o vinho do Porto e deixe arrefecer. Quando estiver fria adicione ameixa seca sem caroço e deixe hidratar muito bem.

Prepare o ganache. Coloque as natas num tacho, leve ao lume e deixe aquecer muito bem. Junte o chocolate e ligue muito bem estes dois elementos até ficar cremoso e fino. Deixe arrefecer. retire o guardanapo que envolve a delícia, polvilhe com o açúcar em pó, corte uma pequena porção em forma cilíndrica.

Num prato faça um tracejado a gosto com o ganache de chocolate, coloque os fios de ovos, por cima destes a porção do bolo e em seguida coloque o queijo da Serra numa pequena colher chocante, sobreponha os pinhões e a noz e disponha a ameixa em harmonia com o resto dos ingredientes.

Decore com groselhas, morangos algumas ervas aromáticas e perfume com canela em pó.

Receita do Chef Júlio Trigo do Restaurante El Corte Inglés Gaia-Porto.
Foto:El Corte Inglés
Natália Andrade
blog.winelicious@gmail.com