10 Jul Documentários sobre vinhos
Dois documentários para você compreender um pouco mais sobre o mundo dos vinhos…
Mondovino
(FRANÇA/ITÁLIA/ARGENTINA/EUA/BRASIL, 2004).
Direção: Jonathan Nossiter
Documentário dirigido por Jonathan Nossiter, antigo sommelier francês, que aborda a globalização na indústria vinhateira. O filme traz um olhar crítico e destaca a influência americana, nomeadamente da vinícola californiana Mondavi, que ao se alastrar na Europa, contradita a tradição do terroir, dos barris de carvalho, das regiões produtoras francesas e italianas, através da aposta em alta tecnologia e da manipulação humana na elaboração dos seus produtos, impulsionando assim algumas transformações no mercado vitivinícola do velho mundo.
Esta obra investiga o choque cultural entre a filosofia americana, voracidade financeira em que se abre espaço para a homogeneização dos produtos e a valorização das marcas, e a filosofia secular europeia que prioriza a diferenciação do produto, as denominações de origem, o terroir, a tradição.
Red Obsession
(EUA, 2013).
Direção: David Roach e Warwick Ross.
Documentário australiano dirigido por David Roach e Warwick Ross que reúne o testemunho de produtores, críticos e enófilos ao redor do mundo. Este filme nos conduz em uma viagem extraordinária de Bordeaux para Pequim através do vinho, passando pelos mercados de vinhos falsificados do Extremo Oriente e pelas casas de coleccionadores bilionários.
A emblemática região vitivinícola de Bordeaux é sinónimo de riqueza, poder e influência há séculos. Porém, recentemente, os consumidores chineses descobriram a região e os preços dos vinhos dispararam. O filme vem retractar esta obsessão chinesas velos vinhos tintos da região e analisar o comportamento deste mercado. A demanda é sem precedentes, mas o produto é finito e este novo mercado consumidor quer tudo. Será que o mercado Chinês uma bolha que nunca vais estourar ou uma ameaça real para a reputação secular dos vinhos de Bordeaux? O quão pode ser especial uma garrafa de vinho e o que motiva milionários a desembolsarem muito dinheiro por uma única garrafa? Seriam os gostos pessoais, o prestígio, o marketing, moda ou uma forma de investir? Afinal o que embala a demanda por vinhos desta região? O filme aponta uma resposta para estas questões!