Natália Andrade

Apaixonada por vinhos, acredito que as coisas boas da vida devem ser brindadas. Encontre aqui dicas do que há de melhor no mundo da vitivinicultura.

Siga-nos
Newsletter

Instagram Feed
@winelicious_
Wine Tasting Notes
Recent Posts

Entrevista AROMAS4U

Entrevista AROMAS4U

Hoje partilhamos convosco uma entrevista à Aromas4U. Confira e conheça um pouco mais sobre esta empresa!

 

  • Quando e como surgiu a AROMAS4U?

Aromas4u surgiu em 2004 pela vontade de dar a conhecer um conjunto de valências adquiridas ao longo de 20 anos de ligação à terra, aliando essa mesma experiência à paixão pelos vinhos. A matriz do projeto foca-se na criação de produtos diferenciados que retratem com qualidade e valor o melhor que a “terra” nos dá.

 

  • É uma empresa familiar? Qual a sua dimensão? Quantas pessoas colaboram no projecto?

A Aromas4u é uma empresa por cotas, onde colaboram um total de 8 pessoas diretamente e sensivelmente mais 6 pessoas indiretamente.

 

  • Estão presentes em quais regiões?

Estamos presentes na região dos vinhos verdes, mais precisamente, na sub-região do Lima e do Ave e na região do Douro, no Cima Corgo do Vale do Tua (Alijó – Régua).

Cerca de 60% da nossa produção é destinada ao mercado Internacional (Canada, Holanda, Suíça, Alemanha, Inglaterra, Irlanda) e no mercado Nacional privilegiamos o segmento Premium.

 

  • Quem é o (a) enólogo (a) responsável pela criação dos vossos vinhos?

Engº Pedro Campos

 

  • Quais castas cultivam (quantos hectares de cada)?

 

Loureiro – 7 ha | Trajadura – 2 ha | Alvarinho – 5 ha | Arinto – 3 ha | Touriga Nacional –  15 ha | Touriga Franca – 7 ha | Tinta Roriz – 7 ha | Tinta Barroca – 5 ha e Trincadeira – 5ha

 

  • No estágio dos vossos vinhos, utilizam carvalho francês ou americano? Quantos tempo dura o estágio? São barricas em primeira utilização?

Tratam-se de barricas novas de carvalho francês e americano num estágio de 9 meses, para a referência Aromas4u Douro Tinto Reserva.

 

  • Para além dos vinhos, se dedicam à produção de outros produtos. Quais são eles? Contem-nos um pouco mais!

Temos o nosso Azeite Extra Virgem Selection, ao qual foi atribuída esta denominação por se tratar de um azeite extraído de azeitonas referentes a um olival centenário em que a apanha tem de ser manual. É um azeite típico da região de Mirandela com as variedades autóctones da mesma: madural, verdeal e cobrançosa.

Em parceria com dois pequenos produtores elaboramos também os queijos Aromas4u, o prestige e o açores. O prestige é um queijo da Cova da Beira (Covilhã), de leite de ovelha, cabra e vaca, com 3 meses de cura obtendo-se assim um queijo de pasta semi-dura, bastante forte, marcante e com um ligeiro picante. Já o Açores, é um queijo de vaca da raça Fleckvieh em que os animais estão em pastoreio na ilha do Faial. A conjugação destes dois fatores faz toda a diferença no produto final dando origem a um queijo amanteigado e cheio de sabor!

Todos os queijos da Aromas4u são artesanais e por isso não contém qualquer tipo de conservação artificial.

 

  • Já desenvolvem alguma actividade de enoturismo? É possível visitá-los?

De momento não temos nenhuma atividade de enoturismo, mas é uma ambição que faz parte do desenvolvimento do projeto. Contudo, com marcação prévia fazemos encontros enogastronomicos e provas de vinhos.

 

  • Qual harmonização sugerem para o vosso Vinho Douro Reserva e para o Alvarinho Edição Limitada?

Vinho Douro Reserva

Um vinho que apesar do seu nariz exuberante e da grande explosão de sabor tem uma enorme aptidão gastronómica que acompanha na perfeição todo o tipo de aves, carnes variadas, fumeiro e queijos. É um vinho de guarda que agradece o seu estagio em garrafa.

Alvarinho Edição Limitada

Combina como aperitivo ou em harmonização com pratos leves como saladas, peixes e mariscos. Excelente com comida italiana e asiática. É um vinho com um enorme potencial de envelhecimento com longevidade em garrafa de 3 a 5 anos.

Lembramos que estes vinhos encontram-se disponíveis na nossa loja.

Natália Andrade
blog.winelicious@gmail.com