
06 Set Estação Ferroviária do Pinhão
Na freguesia do Pinhão, situada no concelho de Alijó, deparamo-nos com um dos mais representativos cartões postais do Alto Douro Vinhateiro, a estação ferroviária do Pinhão. Esta, que é uma das interfaces da linha ferroviária do Douro, ligando a cidade do Porto ao Pocinho, ganha especial destaque pelos painéis de azulejos que ostenta nas suas fachadas.
Ali somos convidados pelo silêncio a um momento de contemplação daquele cenário pitoresco, uma das mais belas estações ferroviárias do país. Os seus painéis retractam as paisagens, o povo e a cultura local. De maneira delicada, ilustram as fases de produção do vinho, desde as vindimas, passando pela pisa da uva até ao transporte do vinho pelas íngremes encostas e pelo rio Douro. São paredes que falam por si e que não passam despercebidas, recontam a história da região, permitindo o regresso a algumas tradições já perdidas no tempo.
Sem dúvidas uma parada obrigatória para quem visita a região!
- A freguesia do Pinhão situa-se na margem direita do rio Douro, próxima à confluência com o rio Pinhão.
- A estação dos caminhos de ferro do Pinhão é reputada pelos seus 24 painéis, compostos por 3047 azulejos.
- Os azulejos são da autoria do artista J. Oliveira e foram encomendados no ano de 1937 à fábrica Aleluia (Aveiro).
- No passado, no século XIX, partiam dali barcos rabelos abastecidos de vinho do Porto com destino às caves situadas em Vila Nova de Gaia, servindo aquela povoação como entreposto entre a zona produtora deste nobre vinho e àquela cidade.
- A freguesia do Pinhão dispõe de uma privilegiada localização. Esta é o centro da região demarcada do Vinho do Porto e nela estão localizadas algumas das mais prestigiadas quintas produtoras deste néctar.