Natália Andrade

Apaixonada por vinhos, acredito que as coisas boas da vida devem ser brindadas. Encontre aqui dicas do que há de melhor no mundo da vitivinicultura.

Siga-nos
Newsletter
Instagram Feed
@winelicious_
Wine Tasting Notes
Recent Posts

Filé à Wellington

Filé à Wellington

Ingredientes

800 g de filé mignon bovino limpo
40 ml de óleo de girassol
40 g de manteiga
1 ovo (para dourar a massa)
sal e pimenta-do-reino a gosto
mostarda a gosto
300 g de massa folhada
8 unidades de massa de crepe

Molho Duxelle

400 g de cogumelos Paris
250 g de cebola
100 gr de manteiga
sal e pimenta a gosto
40 ml de vinho do Porto
300 ml de vinho tinto, para acrescentar ao molho da carne (demi glace)

 

Preparo

Em uma frigideira com manteiga e óleo bem quente, sele rapidamente de cada lado o filé bovino temperado com sal e pimenta-do-reino. Reserve.

Duxelle

Pique a cebola e os cogumelos bem finos. Refogue numa frigideira com manteiga, sal e pimenta-do-reino até evaporar o suco e obter um tipo de massa homogênea. Prepare oito panquecas com salsa picada. A massa folhada pode comprar pronta.

Molho Porto

Refogue numa frigideira cebola, cenoura, salsão, alho, cortados em cubos, folha de louro e tomilho na manteiga. Regue com o vinho tinto, reduza pela metade, acrescente o vinho do Porto, reduza por quatro minutos, acrescente o molho de carne e reduza mais cinco minutos. Coe e reserve. Na finalização, acrescente duas colheres (sopa) de manteiga.

Montagem

Depois de frio, pincele o filé com mostarda (dijon ou meaux), cubra com a duxelle de cogumelos, enrole com as panquecas e reserve na geladeira até firmar. Estique a massa folhada, pincele com o ovo batido, coloque o filé no centro e enrole-o na massa, deixando a junção da massa por baixo. Pincele com o ovo e coloque no forno num tabuleiro a 180º C, até a massa assar. O ponto de cozimento do filé deve ser de mal passado para ao ponto.
Verifique com ajuda de um termômetro a temperatura interna do filé – que deve estar a no máximo 50 ºC. Fatie e sirva com o molho.

Fonte: Casa Vogue Brasil
Natália Andrade
blog.winelicious@gmail.com