Natália Andrade

Apaixonada por vinhos, acredito que as coisas boas da vida devem ser brindadas. Encontre aqui dicas do que há de melhor no mundo da vitivinicultura.

Siga-nos
Newsletter

Instagram Feed
@winelicious_
Wine Tasting Notes
Recent Posts

La Cité du Vin

La Cité du Vin

Situada em Bordéus, La Cité du Vin é primeiro centro cultural no mundo dedicado ao vinho como papatrimónio cultural, universal e vivo. Este espaço proporciona uma viagem única e fascinante à volta do mundo, através dos tempos, em todas as culturas.

Com uma arquitectura arrojada, este centro cultural de 10 andares estende-se sobre 13 350 m². O prédio em formato de decanter é um cartão postal da cidade de Bordéus e seu bar localizado no rooftop proporciona uma vista panorâmica de 360º C aos seus visitantes – uma boa maneira de conhecer a cidade e as regiões vitivinícolas circundantes, uma vez que no miradouro tem diversos placares informativos.

No segundo piso, encontra-se a exposição permanente, a grande atração da Cité du Vin. Esta nos possibilita fazer uma viagem através dos tempos e do espaço à descoberta do vinho em suas dimensões cultural, civilizacional, patrimonial e universal. Uma experiência que desperta todos os sentidos, que integra todos que por ali passam – dos mais pequeninos aos mais maduros. É um espaço cultural tão bem organizado e rico no seu acervo que impressiona até mesmo aqueles que não têm muita familiaridade com o tema. Vale ainda lembrar que o percurso pode ser acompanhado por um áudio guia disponível em 8 idiomas, o que torna a visita ainda mais valiosa pela quantidade de informação partilhada.
Ao longo do edifício encontram-se diversas salas e auditórios destinados a provas comentadas, workshops e cursos de formação. Uma sala com cerca de 700 m² abriga as exposições temporárias: duas exposições culturais anuais que recebem obras de arte dos maiores museus internacionais e ainda um espaço entitulado “vinhedo convidado” que todos os verões recebe a exposição sobre um país vitivinícola – aquando da nossa visita encontrava-se a exposição sobre a Argentina, simplesmente deslumbrante.
No edifício ainda vamos encontrar os seguintes espaços:
  • A sala de leitura – acessível gratuitamente – que oferece uma ampla seleção de obras (para os estudantes do sector vale a pena a visita pois lá se encontram as melhores obras internacionais sobre o mundo dos vinhos e suas diferentes vertentes);
  • 3 espaços de degustação incluindo um espaço polisensorial imersivo e workshops pedagógicos para o público jovem;
  • La boutique, concept store de 250 m² moderna e design em autosserviço, propõe uma seleçcão de objectos vínicos, livros, artigos em séries limitadas, presentes e lembranças;
  • Espaços de restauração: os espaços Latitude20 a nível do jardim e o restaurante panorâmico Le 7 – super bonito e digno de pedidos de noivado!
  • O espaço Routes du Vin para se informar e reservar a sua visita às vinhas – ótimo ponto de apoio para quem quer visitar as regiões vitivinícolas à volta da cidade de Bordéus, e
  • Os jardins de acesso livre, espaços vegetalizados que criam a ligação entre La Cité du Vin, o rio Garonne e uma vinha selvagem.

Se estiver a passear por Bordéus, não deixe de visitar este complexo cultural, JURO que não irá se decepcionar e com 2h de visita já consegue ter uma boa noção do que ele tem para oferecer e conseguirá se aprofundar na apaixonante cultura do vinho!

 

Natália Andrade
blog.winelicious@gmail.com