ABout Us

Apaixonada por vinhos, acredito que as coisas boas da vida devem ser brindadas. Encontre aqui dicas do que há de melhor no mundo da vitivinicultura.

Follow Us
Newsletter

Instagram Feed
@winelicious_
Wine Tasting Notes
Recent Posts
Winelicious | Merlot
2943
post-template-default,single,single-post,postid-2943,single-format-standard,ajax_updown,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-content-sidebar-responsive,columns-4,qode-theme-ver-14.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Merlot

Merlot

A Merlot é uma casta de uva tinta, uma das castas viníferas mais cultivadas no mundo. Esta apresenta um elevado rendimento e possibilita elaborar vinhos encorpados, ricos em cor e álcool, normalmente pouco ácidos.

Actualmente, é amplamente difundida e possui um grande prestígio, mas no passado já foi vista apenas como a outra tinta de Bordeaux, tendo a Cabernet Sauvignon mais projeção. Com o incremento da produção do Novo Mundo Vitivinícola, a Merlot começou a ganhar atenção e a ser utilizada ao redor do globo na elaboração de vinhos finos de qualidade.

Os seus aromas são complexos e elegantes. Entre os aromas típicos, podemos destacar: frutados (morango, cereja, amora, framboesa, groselha, ameixa e figo), florais (violetas e rosas), amadeirados (tabaco, carvalho, cacau,baunilha e fumo), herbais (menta e louro) e os de especiarias (canela, cravo e alcaçuz).

Note-se que os vinhos Merlot de climas mais quentes, normalmente, são mais frutados e menos tânicos – sendo-lhe conferida mais estrutura através do estágio em madeira. Os de clima mais frios, por sua vez, tendem a ser mais estruturados, apresentando mais taninos.

Esta casta dá origem a vinhos monovarietais excelentes, elegantes e delicados. Porém, é uma casta bastante utilizada em assemblage, conferindo uma maior elegância e responsável por arredondar a mescla, isto é, atenuar a dureza de algumas castas.

Bons vinhos!

winelicious
dev@winelicious.pt