08 Jun Museu do Douro
O Museu do Douro foi inaugurado no ano de 2008 e é o principal espaço de acolhimento e apresentação da memória, cultura e tradição da Região Demarcada do Douro. É neste espaço que os visitantes conhecem a história da região e também descobrem a magia da primeira região vitivinícola demarcada e regulamentada do mundo.
A sede do museu fica localizada na cidade do Peso da Régua, em um dos edifícios mais emblemáticos da história do Douro Vinhateiro, a antiga Casa da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro Vinhateiro que remonta ao século XVIII.
O diferencial deste museu é que ele foi concebido como um museu de território, se estendendo por toda a região do Alto Douro Vinhateiro. Isto é, um ambiente polivalente e polinuclear, vocacionado para reunir, conservar, identificar e divulgar o vastíssimo património museológico e documental disperso pela região, servindo como um instrumento para o desenvolvimento sociocultural da Região Demarcada do Douro. Esta peculiaridade torna o projecto especial e único em Portugal.
Na sede do museu, encontramos a exposição permanente “Douro matéria & Espírito” que pretende contar a história do território duriense, da vinha e do vinho (uma óptima introdução para o visitante que desconhece a temática) e que foi projectada para ser evolutiva, ou seja, seus conteúdos e objectos vão se compondo ao longo da sua permanência.
A visita ao museu é uma programação que vale a pena, pois permite conhecer um pouco sobre a história do Douro e termina em grande estilo, com uma prova de vinhos no Wine Bar do museu, fazendo assim as delícias dos visitantes.
O Museu ainda conta com uma loja super bacana onde podem encontrar as propostas mais originais e as promoções mais exclusivas. As opções são variadas desde acessórios para vinho até peças de autor e design nacionais, obras de artistas plásticos – fotografias, esculturas, quadros e serigrafias-, livros, roteiros, edições e catálogos do Museu do Douro. Deixe-se ainda surpreender com a diversificada gama de produtos gourmet que variam entre azeites, compotas, vinhos com arte, flor de sal, amêndoas, chás e chocolates.