07 Ago O que é o corpo do vinho?
O corpo do vinho remete à sensação que temos com a bebida na boca, intrinsecamente relacionada à sua maior ou menor densidade. Assim, de maneira simplista, podemos dizer que é a sensação que a bebida deixa no nosso paladar consoante o seu peso característico.
Os elementos que dão estrutura ao vinho contribuem igualmente para o seu corpo, sendo eles: o álcool, o açúcar, a acidez e os taninos. Vejamos melhor a relação do corpo do vinho com cada um deles:
Álcool
Quanto maior for o teor alcoólico de um vinho, maior será a sensação de calor e de densidade no palato.
Açúcar
Quanto mais elevado for o teor de açúcar no vinho, maior será a sensação de densidade da bebida na nossa boca. Isto é, seu corpo será maior.
Relativamente ao açúcar, é ainda curioso perceber a distinção entre um vinho seco e um vinho doce. O primeiro indica um vinho com baixo teor de açúcar residual, enquanto um vinho doce terá um alto teor de açúcar residual. Por açúcar residual entende-se o açúcar que não foi transformado em álcool durante a fermentação e que permanece no vinho.
Acidez
Os vinhos de corpo leve apresentam uma maior acidez – nos fazem salivar mais -, enquanto os vinhos mais encorpados tendem a exibir uma acidez mais baixa.
Taninos
Os taninos são o elemento que confere adstringência e amargor aos vinhos, sendo presentes nas grainhas e na pele da uva. Os vinhos com taninos mais acentuados tendem a ser mais encorpados.
Atentem-se ainda ao facto dos taninos poderem ser igualmente conferidos por meio do estágio em madeira, pelo que os vinhos que estagiaram em barricas são geralmente encorpados.
Há castas que apresentam naturalmente pouquíssimos taninos, especialmente das variedades brancas, mas que ainda assim conseguimos encontrar no mercado exemplares mais encorpados por terem estagiado em madeira. Aqui é interessante termos em mente o exemplo dos vinhos produzidos a partir da casta Chardonnay, casta branca que apresenta um baixo teor de taninos, mas que podem se revelar encorpados em razão do frequentemente estágio em barricas de carvalho.
No mundo de Baco é comum nos depararmos com três categorias para classificar o corpo de um vinho: leve, médio e encorpado.
O vinho de corpo leve é percebido na boca como mais leve e menos viscoso, apresentando um teor alcoólico inferior a 12,5%. Os vinhos de corpo médio têm uma densidade maior que os leves, porém ainda são bem fluidos, exibindo um teor alcoólico que ronda os 12.5 a 13.5%. Já os vinhos encorpados, são aqueles que cobrem todo o palato, sendo mais viscosos e com um teor alcoólico superior a 14%. Por fim, temos os vinhos de corpo pesado que são os mais densos e intensos, apresentando normalmente um teor alcoólico igual ou superior à 15%.
Bons vinhos!!