ABout Us

Apaixonada por vinhos, acredito que as coisas boas da vida devem ser brindadas. Encontre aqui dicas do que há de melhor no mundo da vitivinicultura.

Follow Us
Newsletter

Instagram Feed
@winelicious_
Wine Tasting Notes
Recent Posts
Winelicious | Pinot Noir
2966
post-template-default,single,single-post,postid-2966,single-format-standard,ajax_updown,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-content-sidebar-responsive,columns-4,qode-theme-ver-14.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Pinot Noir

Pinot Noir

A Pinot Noir é uma uva tinta, originária da França. Esta é a casta de referência dos vinhos tintos da Borgonha e também uma das castas utilizadas na elaboração do Champagne.

Esta apresenta pele fina e poucos taninos. É uma casta de difícil cultivo, já que se revela sensível às condições climáticas. Nas últimas décadas, tem visto o seu cultivo aumentar, sendo cultivada em países como Estados Unidos, Chile, Argentina, Austrália e Nova Zelândia, porém os mais críticos apontam que esta só se adapta verdadeiramente à Borgonha e que é nesta região que a Pinot Noir consegue verdadeiramente mostrar todo seu carácter e elegância.

Via de regra, os aromas primários mais perceptíveis são os aromas à frutos vermelhos (morango, ameixa, cereja e framboesa), florais (rosas e violetas), especiarias (alecrim e canela), herbáceos (chá verde e hortelã-pimenta) e outros (terra molhada, almíscar e azeitona preta). Com o tempo de guarda, os melhores vinhos podem revelar aromas amadeirados (incenso, cedro e sândalo). Quando envelhecido em garrafa, podem apresentar aromas típicos como couro, trufas negras e carne de caça – esses aromas ainda que desagradáveis para alguns consumidores, são fortemente apreciado pelos mais conhecedores.

É uma casta temperamental, como já dissemos, não se adapta a qualquer terroir e é ainda difícil de associa-la à outras castas, pelo que dá origem, essencialmente, a vinhos monovarietais, sendo poucas as assemblage que deram certo (o Champagne é  uma excepção e uma combinação feliz entre esta e a Pinot Meunier e a Chardonnay).

Bons Vinhos!

winelicious
dev@winelicious.pt