Natália Andrade

Apaixonada por vinhos, acredito que as coisas boas da vida devem ser brindadas. Encontre aqui dicas do que há de melhor no mundo da vitivinicultura.

Siga-nos
Newsletter
Instagram Feed
@winelicious_
Wine Tasting Notes
Recent Posts

Portugal, um património de castas

Portugal, um património de castas

Portugal é um país de diminuta extensão territorial – conta com uma área total de 92.212 km² -, porém apresenta uma considerável diversidade de solos e microfilmas, beneficiando de condições ideais para a produção de vinhos extraordinários. Com mais de 250 castas autóctones, um verdadeiro património vivo, os vinhos portugueses se destacam e impressiona quem os prova, superando as expectativas na maior parte das vezes.

Para além da invejável abundância de castas, há de se referir também a dedicação e compromisso dos produtores nacionais que estão sempre em buscas de novidades sem descurar da longa tradição vínica do país, de modo que todo este esforço é percebido na versatilidade, nos sabores únicos e no alto potencial gastronómico dos vinhos portugueses. A sensação que temos é que a cada taça estamos a degustar história com uma pitada de modernidade.

Essa versatilidade é notada quando verificamos que os vinhos nacionais se adaptam a diferentes ocasiões, desde momento de puro lazer à requintados banquetes. Podemos dizer que são vinhos de elevado potencial gastronómico na medida em que apresentam uma acidez que possibilita diferentes harmonizações, pelo que há sempre um bom vinho português para acompanhar qualquer prato da gastronomia nacional ou internacional.

Entre as castas nacionais tintas mais afamadas destacamos: Touriga Nacional, Tinta Roriz, Trincadeira, Baga, Castelão e Touriga Franca. Já entre as brancas podemos apontar: Alvarino, Arinto, Fernão Pires e Encruzado.

Deixe-se surpreender pela singularidade dos vinhos portugueses, vinhos capazes de encantar até os apreciadores mais exigentes!

Natália Andrade
blog.winelicious@gmail.com