27 Jul Quantidade ideal de bebidas para a sua festa
Na hora de organizar uma festa uma dúvida frequente é a de saber como calcular a quantidade adequada de bebidas para uma festa de modo a não faltar nada. Quais as directrizes que devemos ter em mente para assegurar a quantidade ideal, mas também evitar desperdícios e gasto desnecessários?
Primeiro, para calcularmos a quantidade de bebidas necessária para servir em uma festa devemos avaliar o número de convidados. Todavia, há outros aspectos que devemos levar igualmente em consideração, como por exemplo: a estimativa de duração da festa, o horário da celebração (o consumo pode variar se a recepção for durante dia ou à noite), a idade média dos convidados (se tem muitos jovens, a quantidade de bebidas, provavelmente, será maior) e as bebidas que seus convidados mais apreciam (é importante conhecer as preferências dos seus convidados).
Sabemos que cada festa é única, de modo que devemos ser capazes de responder perguntas como: seus convivas preferem vinho ou bebidas destiladas? Haverão muitos apreciadores de vinho? Na lista de convidados há mais mulheres do que homens? Há um número significativo de idosos e crianças? Qual o estilo de festa que pretende, formal, com ar mais intimista ou mais descontraída? As respostas à estas perguntas são fundamentais para direccionarmos as nossas escolhas e podermos calcular a quantidade de bebidas ideal para a nossa recepção.
É importante ainda levar em conta que o consumo de bebida varia de acordo com a estação do ano. Isto é, no inverno, o consumo de vinho tinto costuma ser maior, porém isso difere a depender da região e das tradições locais. Em contrapartida, no verão, o consumo de espumante e vinhos rosés aumentam, mas não influencia de forma relevante no cálculo de bebidas.
Cálculo básico de bebidas por convidado
– Espumante: 1 garrafa para cada 3 convidados (lembrando que, quando o espumante é de melhor qualidade, o consumo é maior)
– Vinho tinto: 1 garrafa para cada 8/10 convidados
– Vinho branco: 1 garrafa para cada 10 convidados
– Whisky: 1 garrafa para 10 convidados
– Vodka: 1 garrafa para cada 10 convidados (o cálculo de vodka é o mais influenciado pela faixa etária dos convidados, pois jovens costumam beber mais, e sem levar em conta o bar de caipirinha).
Uma dica é comprar bebidas por consignação. Encontramos muitos fornecedores no mercado a oferecerem este tipo serviço em que as garrafas que não forem refrigeradas e consumidas podem ser devolvidas e o valor correspondente é devolvido aos anfitriões, evitando assim desperdícios e custos mais elevados.
Cheers!