
18 Mai Regionalidade
A regionalidade, também conhecida como “terroir”, exprime os factores ambientais, bem como o factor humano. Os conhecimentos são transmitidos de geração em geração, evoluindo e aperfeiçoando a arte do vinho de forma consistente, de modo a proteger e alargar séculos deste legado que nos foi deixado.
O propósito da viticultura mundial é produzir uvas de qualidade, com a melhor qualidade possível, de modo que a produção resulte nos melhores vinhos. As principais influências da variação de temperatura ao longo do ano, das diferentes composições de solo, a exposição solar, a topografia e os índices pluviométricos exercem papel relevante na delimitação dos locais de distinção para a produção de um vinho de alta qualidade. A capacidade de exprimir o carácter e as condições da vinha no produto final é uma das particularidades mais procuradas num vinho de elegância e requinte.
Assim, desvendar os caracteres singulares de diferentes regiões vitivinícolas é uma maneira de conhecer com mais detalhes a proveniência e a história de um vinho.