Natália Andrade

Apaixonada por vinhos, acredito que as coisas boas da vida devem ser brindadas. Encontre aqui dicas do que há de melhor no mundo da vitivinicultura.

Siga-nos
Newsletter

Instagram Feed
@winelicious_
Wine Tasting Notes
Recent Posts

Risoto de Camarão

Risoto de Camarão

Hoje temos uma receita da Chef  e blogueira Luiza Zaidan. Que tal pôr a mão na massa e preparar um jantar especial durante o fim de semana ?

 

Ingredientes:

320g de arroz carnaroli ou arbóreo (mais ou menos 1 xícara de café de arroz por pessoa)
1/2 cebola picada
4 dentes de alho
100ml de azeite extra virgem
80g de manteiga sem sal
160ml de vinho branco seco
2,5 litros de caldo de legumes ou camarão
500g de camarão rosa médio limpo (para render 500g, você precisará de 1 kg)
1 lata de tomate pelado
2 colheres de sopa de salsinha picada
Sal, pimenta e lemon pepper

Modo de Preparo:
1. Prepare o caldo e deixe a água bem quente. Tempere o camarão com sal, pimenta e lemon pepper.
2. Em uma panela grande e que você possa servir o risoto, aqueça o azeite, refogue os 2 dentes de alho e acrescente os camarões, refogando rapidamente até dourar. Retire e reserve.
3. Na mesma panela, acrescente metade da manteiga. Refogue a cebola, acrescente o arroz – mexa bem para envolver toda a manteiga nos grãos.
4. Acrescente o vinho e deixe- o evaporar. Assim que secar todo o vinho, acrescente o caldo aos poucos (de 2 em 2 conchas) e vá sempre mexendo. Acrescente o tomate pelado.
5. Quando o caldo estiver pela metade, comece a provar o arroz para ver se está no ponto, o ideal é ficar um pouco al dente  para que ele finalize o cozimento no processo final.
6. Desligue o fogo, acrescente os camarões, a salsinha, 1 concha de caldo e a manteiga final. Tampe e deixe descansando por 3 minutos. Antes de servir misture bem.

Algumas dicas:
– Deixe o seu caldo bem saboroso, ele é a base do seu risoto.
– O fogo deve estar sempre alto e nunca pare de mexer.

Rendimento: 4 pessoas

Bom apetite!!

 

O interesse pela culinária começou ainda na infância, tendo como inspiração a avó. Hoje em dia, a paixão de criança se tornou profissão e deu origem à “Cozinha da Lu Zaidan”, uma cozinha gourmet em Pinheiros (São Paulo-Brasil) onde a mediática chef ensina receitas triviais (sem esquecer algumas pitadas de requinte) para grupos de amigos ou casais.

Apesar de não ter o seu próprio restaurante (para já não está nos seus planos, mas não descarta a ideia de um dia vir a ter), ela não para por aí. A chef Luiza Zaidan ainda desenvolve um blog delicioso e uma web serie no youtube.

 

Natália Andrade
blog.winelicious@gmail.com