ABout Us

Apaixonada por vinhos, acredito que as coisas boas da vida devem ser brindadas. Encontre aqui dicas do que há de melhor no mundo da vitivinicultura.

Follow Us
Newsletter

Instagram Feed
@winelicious_
Wine Tasting Notes
Recent Posts
Winelicious | Setúbal – terra do Moscatel
4338
post-template-default,single,single-post,postid-4338,single-format-standard,ajax_updown,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-content-sidebar-responsive,columns-4,qode-theme-ver-14.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Setúbal – terra do Moscatel

Setúbal – terra do Moscatel

A Moscatel  é a casta branca mais famosa da região de Setúbal. Esta variedade é igualmente cultivada em outras regiões do país (Lisboa, Tejo,  Alentejo e Algarve), mas é nos solos arenosos da península de Setúbal que esta alcança seu esplendor, dando origem a vinhos mais intensos e com boa capacidade de envelhecimento.

Esta variedade é utilizada para elaborar o vinho generoso característico da região. Contudo, quando vamos conhecer um pouco mais sobre este vinho descobrimos que há na realidade duas variedades da casta, a Moscatel de Alexandria e a Moscatel Roxo. A primeira é originária do Egipto e é a mais difundida na península de Setúbal, enquanto a segunda é uma variedade mais delicada, de produção limitada e que dá origem a vinhos mais finos e intensos.

Se ficaram curiosos e desejosos de provar esta delícia, não deixem de ver esses dois post (Como combinar vinhos generosos e sobremesas?  Queijos e Vinhos por RodolfoTristão) onde apresentamos algumas sugestões de harmonizações com este vinho generoso.

Bons vinhos!

winelicious
dev@winelicious.pt