05 Dez Tannat
A Tannat é uma casta tinta originária do sudoeste francês, mas que se adaptou lindamente ao terroir uruguaio, sendo esta a casta emblemática deste país. Ao lado da nossa Baga, esta é uma das castas mais tanicas, pelo que é utilizada frequentemente em blends – especialmente com a Merlot, a Cabernet Franc e a Cabernet Sauvignon -, de modo a amaciar os seus acentuados taninos e conferir uma maior suavidade ao produto final.
Esta casta, por regra, dá origem à vinhos com muito caráter, bastante corpo e estrutura, elevada intensidade de cor e aromas de frutas vermelhas, frutas negras e chocolate. Quando jovens, os vinhos apresentam-se bastante tânicos, ácidos e rústicos, porém com o passar dos anos tornam-se aromáticos, ganhando um toque de fumo. Podemos dizer que são vinhos de guarda, podendo muitos deles ter que envelhecer quase uma década para alcançar o ponto óptimo de consumo.
No que toca às harmonizações, os vinhos elaborados a partir da Tannat casam muito bem com pratos de carnes vermelhas – destaque para a parrillada uruguaia – e molhos fortes. Devido a sua alta carga tânica, são ideais para acompanhar os pratos de inverno, pratos que contam com mais gordura no seu preparo.
Vale a pena conferir esta casta cheia de personalidade!