Natália Andrade

Apaixonada por vinhos, acredito que as coisas boas da vida devem ser brindadas. Encontre aqui dicas do que há de melhor no mundo da vitivinicultura.

Siga-nos
Newsletter

Instagram Feed
@winelicious_
Wine Tasting Notes
Recent Posts

Tannat

Tannat

A Tannat é uma casta tinta originária do sudoeste francês, mas que se adaptou lindamente ao terroir uruguaio, sendo esta a casta emblemática deste país. Ao lado da nossa Baga, esta é uma das castas mais tanicas, pelo que é utilizada frequentemente em blends – especialmente com a Merlot, a Cabernet Franc e a Cabernet Sauvignon -, de modo a amaciar os  seus acentuados taninos e conferir uma maior suavidade ao produto final.

Esta casta, por regra, dá origem à vinhos com muito caráter, bastante corpo e estrutura, elevada intensidade de cor e aromas de frutas vermelhas, frutas negras e chocolate. Quando jovens, os vinhos apresentam-se bastante tânicos, ácidos e rústicos, porém com o passar dos anos tornam-se aromáticos, ganhando um toque de fumo. Podemos dizer que são vinhos de guarda, podendo muitos deles ter que envelhecer quase uma década para alcançar o ponto óptimo de consumo.

No que toca às harmonizações, os vinhos elaborados a partir da Tannat casam muito bem com pratos de carnes vermelhas – destaque para a parrillada uruguaia – e molhos fortes. Devido a sua alta carga tânica, são ideais para acompanhar os pratos de inverno, pratos que contam com mais gordura no seu preparo.

Vale a pena conferir esta casta cheia de personalidade!

 

Natália Andrade
blog.winelicious@gmail.com