ABout Us

Apaixonada por vinhos, acredito que as coisas boas da vida devem ser brindadas. Encontre aqui dicas do que há de melhor no mundo da vitivinicultura.

Follow Us
Newsletter

Instagram Feed
@winelicious_
Wine Tasting Notes
Recent Posts
Winelicious | Tempranillo
4588
post-template-default,single,single-post,postid-4588,single-format-standard,ajax_updown,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-content-sidebar-responsive,columns-4,qode-theme-ver-14.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Tempranillo

Tempranillo

A Tempranillo é uma casta  tinta da família da Vitis vinifera. Esta é umas das variedades mais difundidas na Península Ibérica. Originária do norte da Espanha, é também amplamente cultivada em Portugal, onde é habitualmente conhecida como Aragonez ou Tinta Roriz.

Seu nome tem origem da palavra espanhola temprano, que significa “cedo”, já que é uma das primeiras castas a ser vindimada. Este é o varietal com maior expressão na região espanhola da Rioja, assim como   na região da Ribera del Duero. Os vinhos elaborados com a Tempranillo normalmente são blends, nos quais a casta consegue se expressar melhor.

Cor: vermelho intenso com matizes violáceos nos vinhos jovens. Com o passar dos anos, adquire um tom vermelho telha.

Aroma: frutas vermelhas maduras (ameixas, cerejas, groselhas e framboesas) e frutos secos. Remete também ao aroma do tabaco, café e cacau.

Sabor: morangos e frutos silvestres, podendo apresentar notas de chocolate e baunilha. Costuma ser agradável e saboroso.

Tags:
winelicious
dev@winelicious.pt