03 Fev Touriga Nacional
Casta tinta da família das Vitis vinifera, aromática, rica em taninos e frutose. Originária de Portugal, provavelmente da região do Dão (embora a região do Douro também conteste a sua paternidade), é ainda amplamente cultivada na região do Douro e do Alentejo. Devido as suas qualidades para a vinificação, começa a ganhar cada vez mais espaço nas produções europeias, australianas, sul-africanas e californianas. Em Portugal, é considerada a casta mais emblemática e a mais nobre entre as tintas.
Note-se que é uma casta de baixa produção: possui cachos abundantes, porém pequenos. Os bagos apresentam uma elevada concentração de açúcar, cor e aromas. A sua película grossa permite obter cores intensas. O que verdadeiramente caracteriza e valoriza esta casta é a abundância e a profundidade dos aromas primários. Todavia, as suas particularidades podem, em certas condições, vir a ser também os seus principais defeitos, pois essa exuberância de aromas pode revelar-se excessiva.
Esta casta é versátil e produz diferentes vinhos, mas sempre elegantes. Os vinhos produzidos com a Touriga Nacional são equilibrados, apresentam bom teor alcoólico, boa concentração de cor, sabores intensos, distinta complexidade, taninos finos e boa capacidade de envelhecimento (especialmente em madeira). Quando jovens, os vinhos apresentam aromas de amora, groselha, mirtilo, violeta e especiarias. Esta casta resulta melhor quando loteada, aportando uma riqueza aromática inconfundível ao blend.
A Touriga Nacional é ainda conhecida como Tourigo, Mortágua, Preto Mortágua ou Elvatoiriga.
Harmonização
Pratos elaborados de peixes | Carne Vermelha | Churrasqueira | Charcutaria | Queijo de pasta dura e Massas elaboradas