Georges Dussaud, o renomado fotógrafo francês, tem um vasto currículo. Desde 1975 tem realizado reportagens internacionais em países como: Irlanda, França, Grécia, Portugal, Índia e Cuba. Entrou para a Agência Rapho (Paris), mesma agência de Robert Doisneau e Jean Dieuzaide, no ano de 1986. As suas fotografias são conhecidas internacionalmente e o humanismo fotográfico é a identidade do seu trabalho. Nas suas fotografias está  impresso o olhar de um viajante atento às peculiaridades das culturas com as quais cruza.

O fotógrafo tem visitado Portugal desde a década de 80 e tem desenvolvido um vasto trabalho ao longo destes anos, trabalho este que é um legado para a cultura portuguesa. Em 2002, realizou uma colecção de 50 fotografias da cidade Lisboa, trabalho encomendado pelos arquivos fotográficos da cidade. Cinco anos mais tarde, apresentou ao público português uma exposição intitulada “Crónicas Portuguesas”. Esta teve lugar no Centro Português de Fotografia, na cidade do Porto, e contou com 135 fotografias que anos mais tarde veio dar origem ao Centro de Fotografia Georges Dussaud, inaugurado em 25 de Abril de 2013 em Bragança, quando o fotógrafo doou à Camara Municipal 105 fotografias do acervo.

Já nos anos de 2007, 2008 e 2009 foi convidado pela cidade do Porto e pelo departamento cultural do consulado da França para fazer um retracto da cidade do Porto – este trabalho está actualmente em exposição no Centro Português de Fotografia. Por fim, em 2009, a convite da cidade de Lisboa, fotografou os residentes do bairro lisboeta do Martim Moniz.

Aqui apresentamos algumas fotografias do material fotográfico de Dussaud nalgumas das suas viagens pela região do Douro. Esta obra revela um olhar profundo sobre a região, desvelando paisagens e personagens da cultura local. Neste rico trabalho é possível captar as raízes do local, a essência do terroir e a alma duriense.

* Fotografias cedidas pelo fotógrafo Georges Dussaud

Centro de Fotografia Georges Dussaud
Rua Abílio Beça, n.º 75/77, 5300-011 Bragança – Portugal
Segunda – Sexta-feira |09h30 às 12h30 – 14h00 às 17h30.
Tel: (+351) 273 324 092
Assinatura Natália