Natália Andrade

Apaixonada por vinhos, acredito que as coisas boas da vida devem ser brindadas. Encontre aqui dicas do que há de melhor no mundo da vitivinicultura.

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Vinho repaginado!

Vinho repaginado!

O vinho está a se tornar uma bebida mais popular entre os jovens. Se pararmos para analisar este mercado, vamos perceber que progressivamente o vinho tem se adaptado ao paladar e ao perfil das gerações mais novas. Nos últimos anos, as vendas on-line têm crescido e se tornado mais comuns (é crescente o número de garrafeiras e clubes de vinhos que comercializam seus produtos e serviços pela rede), os rótulos estão cada vez mais apelativos e lúdicos (tons mais vibrantes, tipografias mais modernas, ilustrações e urban art são algumas das apostas para comunicar melhor com esse público), a bebida está na moda dando vida à novos cocktails e mais do que técnica, o mercado tem optado por oferecer experiências, utilizando uma linguagem mais simples, próxima e inserindo o consumo da bebida em diferentes contextos.

Millenials

Os millenials (pessoas nascidas a partir da década de 1980 e o início dos anos 2000) são mais preocupados com a saúde e sua relação com o dinheiro é diferente daquela das gerações anteriores, pelo que consomem e despendem menos. Contudo, isto não quer dizer que não sejam consumidores exigentes e não reconheçam a elegância da bebida. Com a globalização e o comércio on-line, estes estão expostos à um maior número de rótulos, o que num primeiro momento pode leva-los à ter um certo receio em qual vinho escolher, mas a tecnologia tem dado respostas e são também mais corriqueiros os aplicativos que facilitam estas escolhas ao informarem a cerca do produto, ao sugerirem harmonizações e ao apresentarem a possibilidade de compra integrada.

O enoturismo é outro ponto importante nesta relação dos vinhos com os millenials. Estes têm uma menor estabilidade no mercado de trabalho, salários mais baixos, mais restrições financeiras, pelo que são financeiramente menos prósperos quando comparados às gerações que precederam. Ao não disporem de recursos para investirem em imóveis como os baby boomers (geração composta pelas pessoas nascidas entre 1946 e 1964), os millenials investem mais nas férias e nas experiências que possam ter e por assim ser, são eles os mais dispostos a conhecerem e explorarem uma região vitivinícola.

Assim, o vinho aos poucos deixa de ter aquela conotação de bebida voltada especialmente para um público mais sénior, tornando-se mais democrática ao abraçar novos consumidores.

Natália Andrade
blog.winelicious@gmail.com