
06 Out BIFE À CANTINHO pelo Chef José Avillez
Hoje temos o prazer de partilhar convosco uma receita muito saborosa e prática de preparar do consagrado chef português José Avillez.
Receita para 4 pessoas
Ingredientes:
4 bifes do lombo com 180 g cada
40 g de presunto Pata Negra
10 g de pasta de alho
200 ml de molho de carne
1 colher de sopa de manteiga
Azeite q.b.
Sal q.b.
Grãos de pimenta-preta q.b.
Pasta de alho:
100 g de alho
Azeite q.b.
4 grãos de pimenta-preta
Louro q.b.
Molho de carne:
300 g de aparas de lombo, vazia ou alcatra
1 litro de água
50 g de alho
50 g de cebola
50 g de alho-francês
1 raminho de tomilho
50 g de manteiga
1 fio de azeite
Sal q.b.
Preparo:
Para preparar a pasta de alho, coloque os dentes de alho, sem pele e sem gérmen, num pequeno tacho, cubra com azeite, junte uma folha de louro, os grãos de pimenta e leve a cozer. Quando os alhos estiverem cozidos, retire a folha de louro e os grãos de pimenta e triture. Reserve.
Para o molho de carne, caramelize, num tacho de ferro, as aparas de carne cortadas em cubos num fio de azeite quente. Junte os aromáticos (o alho, a cebola, o alho-francês e o raminho de tomilho) e deixe caramelizar um pouco mais. Junte a manteiga, deixe caramelizar e escorra a gordura. Cubra com água e deixe ferver, em lume brando, durante 45 minutos. Coe com um passador de rede e leve o caldo de novo ao lume para reduzir. Corrija os temperos com sal e reserve.
Tempere os bifes com um pouco de sal e marque-os numa frigideira antiaderente num fio de azeite quente. Leve os bifes ao forno aquecido a 180 °C durante 5 minutos, aproximadamente, ou mais, se desejar mais bem passados. Enquanto os bifes estão no forno, coloque o molho de carne na frigideira onde marcou os bifes. Deixe aquecer e junte uma colher de sopa de manteiga. Envolva bem a manteiga e reserve o molho quente.
Retire os bifes do forno e espalhe um pouco de pasta de alho por cima de cada um. Coloque os bifes num prato de servir, acrescente os grãos de pimenta-preta, o presunto Pata Negra e, por fim, o molho. Acompanhe com batatas fritas.
Para harmonizar o chef sugere o “Avillez/Niepoort Tinto 2017″, umvinho muito gastronómico.
Provém de vinhas velhas com cerca de 50 anos, vizinhas à Quinta de Nápoles. Mistura castas típicas do Douro, com ênfase na Touriga Franca, Tinta Amarela e Tinta Roriz.
Apresenta-se com uma cor rubi aberta, de coração mais fechado; no nariz é bastante tímido, desdobrando-se ao longo do tempo, mostrando aromas a fruta vermelha e alguma fruta do bosque, aliadas a notas de estágio em madeira. Na boca é leve e fresco.
Com grande potencial de envelhecimento, é um vinho com profundidade média, muito gastronómico. Acompanha bem pratos condimentados, carnes vermelhas, caça, grelhados, peixes gordos e pratos vegetarianos com cogumelos.