ABout Us

Apaixonada por vinhos, acredito que as coisas boas da vida devem ser brindadas. Encontre aqui dicas do que há de melhor no mundo da vitivinicultura.

Follow Us
Newsletter

Instagram Feed
@winelicious_
Wine Tasting Notes
Recent Posts
Winelicious | As cores do vinho tinto e a sua importância
4404
post-template-default,single,single-post,postid-4404,single-format-standard,ajax_updown,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-content-sidebar-responsive,columns-4,qode-theme-ver-14.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

As cores do vinho tinto e a sua importância

As cores do vinho tinto e a sua importância

A cor de um vinho nos revela se estamos diante de um vinho bem vinificado e sem defeitos. O vinho deve ser brilhante e translúcido, não devendo ser opaco e apresentar sedimentos em suspensão. Assim, a intensidade, a limpidez e o brilho são características tão importante quanto a intensidade cromática de um vinho.

A cor é ainda um indício da idade do produto e atesta a sua evolução. Note-se que quanto maior for a diferença entre a cor da borda e do centro da taça maior será a idade do vinho.

No caso dos vinhos tintos, quanto mais velho este for, mais claro este será, uma vez que com o passar dos anos o vinho vai perdendo cor. Assim, a sua cor varia consoante a idade e as castas utilizadas (cada variedade possui a sua coloração própria), pelo que os vinhos tintos podem ser violetas, passando pelo vermelho rubi, carmim, vermelho ameixa até atingir um vermelho cor de telha.

winelicious
dev@winelicious.pt