Natália Andrade

Apaixonada por vinhos, acredito que as coisas boas da vida devem ser brindadas. Encontre aqui dicas do que há de melhor no mundo da vitivinicultura.

Siga-nos
Newsletter

Instagram Feed
@winelicious_
Wine Tasting Notes
Recent Posts

Encruzado

Encruzado

Hoje vamos falar sobre a produtiva casta branca Encruzado, estrela do Dão. Esta variedade é capaz de dar origem à vinhos brancos excepcionais. Os vinhos são de cor citrina, com bom teor alcoólico e com uma grande delicadeza, elegância e complexidade aromática, com notas vegetais, florais e minerais.  São finos e elegantes no sabor, denotando um notável equilíbrio álcool/ácidos.

Uma das suas principais características é a sua capacidade singular para manter um equilíbrio quase perfeito entre açúcar e acidez, originando vinhos sérios e estruturados, untuosos e com elevada capacidade de guarda, surpreendendo pela sua frescura e persistência na boca, donde sobressaem aromas e sabores de avelã, pinhão e resina de pinheiro. Note que esta é a casta mais equilibrada no Dão.

Os vinhos feitos a partir da casta Encruzado são bastante versáteis na hora de harmonizar, visto que conjugam simultaneamente as características dos vinhos mais encorpados e os aromas delicados de vinhos mais leves e perfumados. Quando for degustar vinhos com esta casta, evite comidas com sabores demasiado ousados visto que prontamente tendem a perder as suas nuances.

Aproveitamos para partilhar aqui algumas sugestões de harmonização da Wines of Portugal para os vinhos com a casta Encruzado:

Os vinhos elaborados com a casta Encruzado vão muito bem com risottos cremosos, preparações leves de vieiras, camarão e peixes com mais textura, como robalo chileno ou tamboril. Tubérculos assados, um simples macarrão “al Fredo” ou o clássico estufado francês de vitela também podem ser uma combinação bem sucedida. E não esquecer o queijo: a casta Encruzado liga na perfeição com uma gama de queijos de pasta semi-mole e queijos de casca lavada de sabor suave.

Natália Andrade
blog.winelicious@gmail.com