26 Abr Espumante – Harmonização
Os vinhos espumantes são presença garantida nas ocasiões especiais devido à sua sofisticação e elegância. Todavia, este tipo de vinho adquiriu um maior destaque no mundo dos vinhos, conquistando assim a preferência também em ocasiões mais triviais. Estes, para além de serem adequados nos meses quentes de verão, devido à sua versatilidade podem ser consumidos ao longo do ano como aperitivo (têm a qualidade de abrir o apetite), como acompanhantes de uma refeição completa, bem como ser acompanhante perfeito para as sobremesas, sem falar que são base para muitos coquetéis.
Devido à enorme variedade de rótulos e estilo, devemos ter em consideração algumas características como: as castas, o método de produção, a quantidade de açúcar e o teor alcóolico na hora da harmonização. Em termos gerais, podemos dizer que os vinhos espumantes harmonizam bem com comidas leves de sabores mais subtis. Desta forma, devemos evitar acompanhá-los com carnes vermelhas e molhos fortes, já que são combinações difíceis, e aproveitar para harmoniza-los com alguns queijos cremosos, pratos com uma certa untuosidade (como o leitão da Bairrada) e sobremesas doces (conjugam bem com doces regionais portugueses que sejam a base de ovos, gila, açúcar ou canela, por exemplo).
Listamos aqui algumas sugestões, confira!
Entradas
As entradas costumam ter pratos leves, pelo que sugerimos que sejam acompanhados com espumantes brut (menos açúcar). Se a entrada a ser servida for a base de carne, um espumante rosé é mais indicado.
Pratos principais
Sobremesas
Lembre-se que estes devem ser consumidos entre 6º e 8º C.
Bons vinhos!