Natália Andrade

Apaixonada por vinhos, acredito que as coisas boas da vida devem ser brindadas. Encontre aqui dicas do que há de melhor no mundo da vitivinicultura.

Siga-nos
Newsletter

Instagram Feed
@winelicious_
Wine Tasting Notes
Recent Posts
Winelicious | Prova técnica x Prova comercial
4879
post-template-default,single,single-post,postid-4879,single-format-standard,ajax_updown,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-content-sidebar-responsive,columns-4,qode-theme-ver-14.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Prova técnica x Prova comercial

Prova técnica x Prova comercial

Prova técnica

A prova técnica consiste numa prova profissional realizada nas vinícolas pelos enólogos para determinar e comparar as características de um vinho em relação as características pré-determinadas na ficha técnica do produto ou ainda para compara-lo com outros vinhos da mesma vinícola, mas de outros anos ou até mesmos vinhos concorrentes. Estas provas são realizadas regularmente em cubas, barricas ou garrafas e nelas se registam os parâmetros de vinificação e a partir delas são elaborados relatórios organoléptico pormenorizados.

Prova Comercial

As provas comerciais são bem diversificadas. Habitualmente, são realizadas em vinícolas, garrafeiras, lojas especializadas e hotéis. O público deste tipo de provas são comerciantes, jornalistas, críticos e enófilos em geral. Estas têm por finalidade influenciar as decisões consumo e de compra, servindo também na elaboração de guias e classificações. Este tipo de prova é mais despretensiosa quando comparada a prova técnica e consiste numa boa oportunidade para as vinícolas darem a conhecer os seus diferentes produtos e assim impulsionarem a venda directa dos mesmos.

Nossa sugestão … 

Se é um enófilo e está a passar por Lisboa, não deixe de desfrutar as provas de vinho realizadas na Sala Ogival. Aproveite a oportunidade para descobrir a diversidade dos vinhos portugueses. Neste espaço encontrará vinhos de diversas regiões do país, o que permitirá ter uma breve noção da riqueza dos vinhos portugueses.

winelicious
dev@winelicious.pt