Natália Andrade

Apaixonada por vinhos, acredito que as coisas boas da vida devem ser brindadas. Encontre aqui dicas do que há de melhor no mundo da vitivinicultura.

Siga-nos
Newsletter
Instagram Feed
@winelicious_
Wine Tasting Notes
Recent Posts

Carne e vinho tinto – um casamento de sucesso!

Carne e vinho tinto – um casamento de sucesso!

Uma das harmonizações mais afamadas e consagradas é a da carne vermelha com vinho tinto, mas já se questionou o motivo para tamanho sucesso?

O segredo está na reacção química entre os taninos contidos no vinho (composto fenólico vegetal do vinho provenientes das sementes e da película) e as proteínas.

Quando bebemos vinho tinto, costumamos sentir uma adstrigência na boca que é resultado do encontro da bebida com as proteínas contidas na nossa saliva, fazendo com que esta perca as suas propriedades lubrificantes. Quando consumimos a carne vermelha, os taninos se ligarão também às proteínas presentes no pedaço de carne, de modo que a nossa saliva não perde totalmente o seu poder lubrificante, conferindo assim uma sensação muito mais agradável ao paladar.

Atente ainda ao facto de o sal utilizado para temperar a carne tornar a percepção do vinho ainda mais suave no nosso paladar, pelo que muitos gastrónomos defendem que o sucesso da harmonização passa muito mais por considerar o tipo de preparo ou molho utilizado do que propriamente o corte da carne.

Assim, deixamos aqui pequenas directrizes que poderão vos auxiliar na hora de escolher um vinho para acompanhar um prato de carne vermelha, mas vale lembrar  que nada melhor do que testar, provar, vivenciar e descobrir as infinitas possibilidades de combinações consoante o nosso gosto pessoal. Como disse, são diretrizes, pequenas sugestões, algo para orientar a escolha diante da infinidade de rótulos, mas que não pretende ser algo para engessar e limitar o prazer das próprias descobertas. Arrisquem, saiam do óbvio!

***

Carnes magras: dê preferência à vinhos de corpo ligeiro e frutados

Carnes mais gordurosas: opte por vinhos mais robustos, com taninos mais acentuado, pois estes ajudarão a limpar a gordura do paladar

Carnes maturadas: estas carnes concentram mais sabor e aromas, são um produto mais complexo, pelo que é mais aconselhado um vinho também mais complexo e que tenha passado por algum estágio

Natália Andrade
blog.winelicious@gmail.com