Natália Andrade

Apaixonada por vinhos, acredito que as coisas boas da vida devem ser brindadas. Encontre aqui dicas do que há de melhor no mundo da vitivinicultura.

Siga-nos
Newsletter
Instagram Feed
@winelicious_
Wine Tasting Notes
Recent Posts

Harmonização vinho e risoto

Harmonização vinho e risoto

O frio se instala e nada mais prazeroso que comer um prato quentinho com uma boa taça de vinho para acompanhar, certo? Que tal um prato único que tende agradar à gregos e troianos e que para além de tudo promete pouca sujeira na cozinha? O risoto pela sua versatilidade pode ser uma boa aposta para esses dias que não apetece muitosair debaixo do cobertor. Quer alguns macetes para harmonizar vinho e risotos? Fique aqui e confira!

Os ingredientes utilizados no risoto é que vão estipular qual o vinho indicado para a harmonização. Os brancos e rosés habitualmente acompanham bem a maioria dos risotos, porém os tintos leves poderão vir a ser uma companhia perfeita para as receitas que levam carne, enchidos ou carne de caça. Os risotos vegetarianos à base de legumes frescos e queijo acompanham bem uma taça de vinho branco. Os de cogumelos podem ser servidos até mesmo com tintos de boa estrutura e complexidade aromática. Se optar pelos vinhos tintos, evite os muito tânicos, especialmente se um dos ingredientes for bastante condimentado ou picante (como algumas linguiças), de modo que estes ingredientes não enfatizem os taninos do vinho e potencializem a adstringência da bebida, comprometendo o sucesso da harmonização. Se não se sentir muito seguro, poderá começar por uma aposta bastante popular que são os espumantes brut, estes acompanham bem os pratos mais untuosos como os risotos que contam com a gordura do queijo e da manteiga.

Para saber sobre os principais vilões da degustação de vinhos, confira este post anterior.

 

Natália Andrade
blog.winelicious@gmail.com