27 Nov Pinot Meunier
A Pinot Meunier é uma casta tinta que apresenta bagos pequenos e cachos compactos. Esta variedade é utilizada na elaboração de diversos vinhos franceses, nomeadamente nos famosos espumantes da região de Champagne. Esta é uma das três castas autorizadas para a produção deste célebre vinho, juntamente com a Pinot Noir e a Chardonnay, conferindo corpo, aromas e complexidade ao produto.
Em França, esta é umas das casta mais cultivadas, porém não é tão conhecida pelos consumidores, visto que poucas vezes é mencionada nos rótulos. Devido à sua capacidade de brotar mais tarde e amadurecer mais cedo do que a Pinot Noir, se adaptando então melhor ao frio, os viticultores do norte de França (região mais fria onde a Pinot Noir muitas vezes não amadurece completamente) têm dado espaço ao cultivo desta casta, já que assim conseguem ter um maior controlo da maturação das uvas e consequentemente das propriedades organolépticas dos vinhos que querem produzir (sem falar que representa uma segurança para os vitivinicultores nos anos em que a produção das demais castas do é diminuta).
No entanto, quando comparada à Pinot Noir, a Pinot Meunier dá origem à vinhos com menos cor, mais acidez e um nível semelhante de açúcar e álcool. Os Champagnes elaborados maioritariamente com esta casta terminam por ter um poder de guarda menor do que aqueles que são feitos principalmente de Chardonnay ou Pinot Noir. Desta forma, ela é normalmente utilizada para os Champanhes que deverão ser consumidos ainda jovens e pouco utilizada em grandes proporções nos blends dos Champagnes Vintages.
A Pinot Meunier é igualmente cultivada para elaborar vinhos espumantes na Alemanha, Áustria, Suíça, EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.