Natália Andrade

Apaixonada por vinhos, acredito que as coisas boas da vida devem ser brindadas. Encontre aqui dicas do que há de melhor no mundo da vitivinicultura.

Siga-nos
Newsletter

Instagram Feed
@winelicious_
Wine Tasting Notes
Recent Posts
Winelicious | Pinot Meunier
7824
post-template-default,single,single-post,postid-7824,single-format-standard,ajax_updown,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-content-sidebar-responsive,columns-4,qode-theme-ver-14.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Pinot Meunier

Pinot Meunier

A Pinot Meunier é uma casta tinta que apresenta bagos pequenos e cachos compactos. Esta variedade é utilizada na elaboração de diversos vinhos franceses, nomeadamente nos famosos espumantes da região de Champagne.  Esta é uma das três castas autorizadas para a produção deste célebre vinho, juntamente com a Pinot Noir e a Chardonnay, conferindo corpo, aromas e complexidade ao produto.

Em França, esta é umas das casta mais cultivadas, porém não é tão conhecida pelos consumidores, visto que poucas vezes é mencionada nos rótulos. Devido à sua capacidade de brotar  mais tarde e amadurecer mais cedo do que a Pinot Noir, se adaptando então melhor ao frio, os viticultores do norte de França (região mais fria onde a Pinot Noir  muitas vezes não amadurece completamente) têm dado espaço ao cultivo desta casta, já que assim conseguem ter um maior controlo da maturação das uvas e consequentemente das propriedades organolépticas dos vinhos que querem produzir (sem falar que representa uma segurança para os vitivinicultores nos anos em que a produção das demais castas do é diminuta).

No entanto, quando comparada à Pinot Noir, a Pinot Meunier dá origem à vinhos com menos cor, mais acidez e um nível semelhante de açúcar e álcool. Os Champagnes elaborados maioritariamente com esta casta terminam por ter um poder de guarda menor do que aqueles que são feitos principalmente de Chardonnay ou Pinot Noir. Desta forma, ela é normalmente utilizada para os Champanhes que deverão ser consumidos ainda jovens e pouco utilizada em grandes proporções nos blends dos Champagnes Vintages.

A Pinot Meunier é igualmente cultivada para elaborar vinhos espumantes na Alemanha, Áustria, Suíça, EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. 




winelicious
dev@winelicious.pt