Winelicious

Qual é a razão do sucesso desta que é uma das harmonizações mais difundidas no mundo? O Champagne casa bem com as ostras porque este vinho não tem madeira (não tem nenhum componente amargo que possa afetado negativamente pelo gosto umami da ostra). Ademais, é relativamente ligeiro em sabor (o que significa que, mesmo que as ostras sejam consumidas com gotas de sumo de limão, este vinho continua sentindo-se vibrante e refrescante). Assim, outros vinhos que satisfaçam estes critérios devem também originar uma harmonização bem-sucedida, pelo que podemos aplicar os princípios das harmonizações para nortear novas e proveitosas descobertas.

ML

No passado 21 de Dezembro, a Comissão Europeia aprovou a primeira Denominação de Origem Protegida transfronteiriça para um vinho, a DOP “Maasvallei Limburg”. Apesar de já existirem outras Denominações de Origem transfonteiriças para produtos alimentícios ou bebidas espirituosas, esta é a primeira Denominação de Origem Protegida transfronteiriça para um vinho, representando assim uma novidade significativa para o sector vitivinícola. Esta DOP pode ser utilizada nos vinhos tintos, brancos ou rosés produzidos a partir de variedades de uva cultivadas nas duas margens do rio Mosa nas regiões belga e holandesa de Limburgo.    

prosecco

Ingredientes 1 garrafa de espumante (750 ml) 1 xícara (chá) de morango (150 g) 1 xícara (chá) de amora (120g) 1 xícara (chá) de framboesa (130g) ½ xícara (chá) de açúcar Preparo Lave bem as frutas sob água corrente e retire as folhas dos morangos. Numa tigela de vidro, misture bem as frutas com o açúcar até que soltem caldo. Cubra a tigela com filme e deixe no frigorífico por cerca de 45 minutos – as frutas vão macerar no açúcar. Enquanto isso, leve o prosecco para o frigorífico – ele deve estar bem gelado na hora de servir. Na hora de servir,…

Não só vinho, mas nele o olvido, deito
Na taça: serei ledo, porque a dita
É ignara. Quem, lembrando
Ou prevendo, sorrira?
Dos brutos, não a vida, senão a alma,
Consigamos, pensando; recolhidos
No impalpável destino
Que não 'spera nem lembra.
Com mão mortal elevo à mortal boca
Em frágil taça o passageiro vinho,
Baços os olhos feitos
Para deixar de ver.

Ricardo Reis, in "Odes" Heterónimo de Fernando Pessoa

*

31

Vinhos Tranquilos A maior parte dos vinhos fazem parte desta categoria. Os vinhos tranquilos são aqueles que não são gasosos e apresentam um teor alcoólico entre 8% e 15%. Vinhos Espumantes São aqueles vinhos que apresentam bolhas, visto que o gás de dióxido de carbono, resultante da fermentação do mosto, ficou retida na bebida. São os vinhos associados às celebrações. Seus principais exemplos são: Champagne, Cava, Prosecco, Sekt e Asti. Vinhos Fortificados São vinhos aos quais se adicionou álcool extra (normalmente aguardente vínica), pelo que apresentam um teor alcoólico mais elevado que ronda entra os 15% e os 22%. São…

ensopado

Ingredientes 1 kg de músculo traseiro ½ garrafa de vinho tinto 200 g de cogumelos-de-paris 2 cebolas 2 cenouras 2 talos de salsão 2 ½ xícaras (chá) de água 2 colheres (sopa) de azeite 1 colher (sopa) de farinha de trigo 1 folha de louro 1 colher (sopa) de manteiga gelada sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto Modo de preparo Descarte o excesso de gordura e corte o músculo em cubos médios. Transfira para uma tigela, junte o vinho e leve à geladeira para marinar por, no mínimo, 2 horas (se preferir, deixe a carne marinando na noite anterior por…

Para os enófilos de plantão deixamos aqui a sugestão de um passeio de cruzeiro pelo estuário do Sado que surpreende pelos bons vinhos, pelas belas paisagens e ainda pela oportunidade de observar os golfinhos residentes da região. Os cruzeiros são organizados pela SadoArrábida em parceria com a Rota de Vinhos da Península de Setúbal e têm a duração de 2 horas e meia. Todos os sábados, até o final do mês de setembro, uma adega diferente da região é a anfitriã (quem gostar poderá repetir já que será sempre uma experiência diferente!). As provas de vinhos são comentadas pelos enólogos das diferentes adegas e acompanhada pela degustação de produtos…

Wine comes in at the mouth

And love comes in at the eye;

That’s all we shall know for truth

Before we grow old and die.

I lift the glass to my mouth,

I look at you, and I sigh.

William Butler Yeats

A Drinking Song